segunda-feira, 10 de abril de 2017

DEBATE LITERÁRIO VIRTUAL SPVA/RN com o escritor Oreny Júnior


Ozany Gomes
Boa tarde, Oreny Júnior! Seja bem-vindo a essa atividade literária, que abre espaço para diálogos com escritores potiguares.

Oreny Júnior
Muito obrigado, Ozany e demais membros participantes da SPVA. Agradecido pelo convite e estamos aí, na luta, sempre!!!

Roberto Noir
Oreny, o filósofo Nietzsche certa vez que ser filósofo é viver isolado numa alta montanha gelada. Isso pode ser dito em relação a um artista, visto que muitas vezes ele também muitas vezes possui uma mentalidade e um olhar diferenciado em relação à maior parte da multidão? No caso de Nietzsche, ele se sentia um homem póstumo, muito à frente de seu tempo, por isso vivia só.

Oreny Júnior
Amigo Roberto Noir, eu não concordo. Pra mim ser artista não foi uma procura, espontaneamente nasceu e trilho a minha vida artística com a maior das naturalidades possíveis em paralelo com a vida profissional. Simplesmente o que existe é uma percepção, uma acuidade ao que lhe circunda, ao que é adjacente.
Você, no caso, eu, vai procurar um 'aperfeiçoamento' ao processo no qual a pessoa está inserida.

Ozany Gomes
Amigo Oreny Júnior, o que te fez chegar à conclusão de que o melhor título para seu livro seria FORCEPS?

Oreny Júnior
Oreny Júnior Eu nasci a fórceps. A nossa vida é uma labuta danada, sofrida. Pra mim nada foi, é ou será fácil. Escrevo desde os meus 18 anos. No ano 2000 participei de uma coletânea com outros colegas, um livro editado pela Capitania das Artes, salvo este, somente no ano 2016, veio Fórceps. Não tinha tempo, trabalhando fora, a família aqui no RN.

Janaina Leite
Interessante, como não conheço ainda, a obra Fórceps, eu já ia perguntar o porquê do título, está explicado. Eu trabalhei 13 anos da área da saúde, dois deles na maternidade Januário Cicco, e tive a oportunidade de ver um parto com fórceps.


Oreny Júnior
Então, Janaina Leite, foi a fórceps, sempre ouvi de minha mãe, meu filho, você foi puxado a ferro, isso ficou gravado, chegou a hora, poemas a fórceps...

Rubens Azevedo
Seja bem-vindo de novo a esta terra maravilhosa que adotei há 18 anos, vindo de Portugal, onde trabalhei 08 anos como Cirurgião Dentista que sou, há 50 anos. Denomino-me POTIOCA, pois escolhi esta terra potiguar para viver, carioca que sou. Parabéns pela sua grande sensibilidade poética e também pela sua conceituação: Isto aqui não é, propriamente, um debate, mas uma ótima oportunidade para conhecê-lo um pouco mais. Amanhã, teremos a feliz oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e abraçá-lo fraternalmente. Oxalá possa participar mais vezes dos inúmeros eventos programados nesta cidade, não só pela atuante SPVA/RN, mas por outros segmentos literários e culturais. Vida longa e saudável para você e para quem tanto ama!

Oreny Júnior
Obrigado, querido Rubens Azevedo. Pois é meu amigo, já fico querendo que chegue amanhã para nos conhecermos pessoalmente, essa virtualidade incomoda, eu costumo dizer que eu não sou mais canhoto, pois, só digito, somos ambidestros. Você, Rubens é um José Mauro de Vasconcelos, que nasceu em Bangú, no RJ, passou muitos anos de sua vida aqui no RN e foi morar com os índios, centro oeste.

Janaina Leite
Concordo com meu querido Dr. Rubens POTIOCA, que isto não propriamente um debate. Estou conhecendo mais um artista... Se Deus quiser teremos mesmo uma ótima oportunidade para conhecê-lo.

Rubens Azevedo
Certamente, amanhã será um dia altamente marcante! Até lá, pois! Fique bem!

Oreny Júnior
Obrigado, querido, fico feliz pela receptividade, de coração!!!

Roberto Noir
Pelo que entendi do título de seu livro e de sua explicação, os seus poemas não são espontâneos, ou seja, não nascem tão facilmente. Você possui algo rito de escrita? Algo como ouvir música enquanto produz, só fazê-lo em um determinado horário...

Oreny Júnior
Noir, muitas vezes é uma parição espontânea, mas procuro muito colocar palavra pós palavra, dentro de uma construção, uma arquitetura linguística diferenciada, onde cause um 'choque', um 'desassossego'. Com todo respeito, sair da ingenuidade, desmitificando um tradicionalismo, verso, estrofes, sonetos. Sou admirador dos Irmãos Campos no Concretismo, de João Cabral, aqui no RN curto muito a poesia visual, o poema processo, uma turma excepcional.
Amigos da SPVA, eu estou montando um humilde acervo de livros de autores potiguares, procurando resgatar, para num futuro breve, termos um lugar onde possamos procurar algo que parecia 'perdido'.

Janaina Leite
Ótima ideia poeta!!

Oreny Júnior
Aceito doações!

Clécia Santos
Oreny Júnior a minha pergunta é como ocorre a sua inspiração para a construção de um poema?

Oreny Júnior
Clécia, amiga, eu não procuro inspiração, muitas vezes vem um estalo, um piparote, aí eu paro e procuro me sintonizar no chamado, aí viajo!!!

Clécia Santos
Agradecida!! Parabéns pelos seus poemas! Sucesso!

Rubens Azevedo
Isto tem um nome, Poeta: Intuição....

Oreny Júnior
Isso, Rubens, bravo!!!

Janaina Leite
Bravíssimo!!

Oreny Júnior
Gonçalves Júnior, amigo, eu não procuro essa tal inspiração, a observância ao nosso redor é uma das chaves para a construção do poema. Passo dias sem escrever nada, mas tem dias que faço vários, é assim!

Rubens Azevedo
Tudo a ver...

Gonçalves Júnior
Você acredita que é possível encontrar "poesia" no cenário musical nacional atualmente? Quais são as suas influências musicais?

Oreny Júnior
Gonçalves Júnior, é possível sim! Independente do gênero, devemos respeitar todas as tribos, nosso país é um continente, gêneros diversos, desigualdade social tremenda, sim, é possível. A poesia é um estado de espírito e esboçamos o cenário em que estamos inseridos. Influências musicais, comecei ouvindo o MPB tradicional, depois passei a ouvir a MPB regional, sou fã da poesia de Elomar Figueira de Melo, Mestre Ambrósio, Tom Zé, Arnaldo Antunes, que muitas vezes canta o concretismo.

Oreny Júnior
Amigos, voltaremos às 21 h, grato!

Francisco Martins
Vou deixar a pergunta aqui, pois estou de plantão, mais tarde vejo a resposta: Oreny Júnior há muitos sonhos não realizados dentro de você? Refiro-me àqueles que fizeram bodas. Quais?

Oreny Júnior
Francisco Martins, meu amigo, respiro fundo, a pergunta dói, mas vamos lá, tinha planos de concluir meu curso superior aos 23 anos de idade, até hoje não entrei sequer numa faculdade. Planos de me estabilizar profissionalmente, hoje aos 54 anos, não vejo horizontes, encontro-me desempregado. Os não realizados foram relatados. Os realizados, sou avô de duas crianças lindas, maravilhosas, meus xodós, o lançamento de Fórceps, esse não sei mensurar a felicidade e um casamento que há 32 anos celebro felicidades. Amém!

Aluízio Matias Santos
Grande poeta Oreny Júnior, felicitações por essa justa e lembrada homenagem. Estarei no Sarau da SPVA para comemorar e confraternizar esse importante dia. Parabéns amigo!!!

Oreny Júnior
Eita, meu amigo Aluízio Mathias, quanta honra tê-lo ao meu lado, gratidão!!! Companheiro de longas datas, POESIA CIRCULAR, inesquecível projeto, quando ir em pé no ônibus e deliciando um poema. Felicidades, meu amigo! Amanhã te darei um abraço!

Aluízio Matias Santos
Estarei lá companheiro!!!

Janaina Leite
Quero parabenizar ao poeta Oreny Júnior, eu não o conheço pessoalmente, porém já admiro seus escritos, amanhã pretendo conhecê-lo pessoalmente ao vivo no CRO...

Oreny Júnior
Janaina Leite, felicidades, poeta! Amanhã celebraremos o nosso encontro, grande abraço!!!


Janaina Leite
Ainda estamos on line? Oreny Júnior, este lugar do acervo, será dividido com outras pessoas? Ou seja, outras pessoas também terão acesso a este acervo potiguar?

Oreny Júnior
Janaina Leite, no momento ele está embrionário, estou montando particularmente, num quarto da minha casa, mas eu não sei a dimensão que isso pode tomar. Confesso, a princípio é de cunho particular. Eu solicito doações, caso a pessoa não se interesse mais por aquele livro ou queira dar um destino inadequado ao mesmo.

Janaina Leite
Ok Oreny Júnior, desejo sucesso!!

Ozany Gomes
Amanhã será uma tarde memorável! Muitos se conhecerão, se reencontrarão e viveremos um momento de harmonia e alegria através da diversidade poética humana. Oreny Júnior, estamos muito felizes em tê-lo entre nós! A SPVA/RN, te recebe com muito amor.

Janaina Leite
Com certeza!! Super memorável!!

Oreny Júnior
Felizes estamos celebrando a comunhão com a nossa amada literatura, fazendo nosso bem querer, assim, dividindo alegrias em vagões muitas vezes lotados de incertezas e ingratidões. Grande abraço!

Janaina Leite
Mais que felizes!! Parabéns a todos!! Parabéns Oreny Júnior!!

Ozany Gomes
Gratidão, Oreny Júnior, por sua contribuição com essa atividade literária da SPVA/RN. Sei que muitos não puderam participar, mas os que aqui chegaram e interagiram, tornaram o bate-papo com o escritor bastante proveitoso e agradável. Que seja eterno o florescer da poesia na cultura!!!

Janaina Leite
Que seja um lindo florescer!!

Oreny Júnior
Agradecido!

Janaina Leite
Obrigada você poeta Oreny Júnior

José de Castro

Amigo Oreny Júnior... Ainda estou em casa curtindo um resfriado forte... Nem vou poder ir ao Sarau, o que é uma pena... Sucesso... Depois a gente se fala...Te ligo...Abraço afetuoso...

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa! Parabéns aos entrevistados e aos entrevistadores! Registro de grandes pensadores artistas das letras.

    ResponderExcluir