segunda-feira, 10 de abril de 2017

DEBATE LITERÁRIO VIRTUAL 29 de julho de 2016 Escritora Rosa Regis


Adélia Costa
Quais dos seus cordéis você mais gostou de fazer e por que?

Rosa Regis
O DISTINO DE JUSÉ, FIO DE DONA SINHÁ. Porque foi dos poucos cordéis que fiz assim... de vez, lembrando de algumas passagens dos diversos livros que li, principalmente VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos, que juntei às minhas lembranças do interior, do Sítio Jerimum onde nasci e vivi por alguns anos da minha infância.

Tonha Mota
Poetisa Rosa parabéns! por ser a poetisa do mês, você acha importante o debate literário?

Rosa Regis
Sim. Mesmo que eu não muito boa em debates, é muito importante falarmos do nosso trabalho e discuti-lo com outras pessoas que entendam do assunto. Isso nos faz crescer no que fazemos.

Ozany Gomes
A SPVA/RN e a Casa do Cordel, tiveram alguma influência em sua carreira literária?

Rosa Regis
Oh minha amiga! Claro que sim! Eu conheci a SPVA-RN logo que comecei a escrever, passei a participar, ainda timidamente... Nesse meio tempo fiz um curso de teatro, depois conheci Paulo Varela e Abaeté no Encanto do Cordel... Só depois veio a Casa do Cordel. Todos tiveram sua importância na vida literária.

Adélia Costa
Cadê a idosa?  Que eu saiba, você não anda esquecendo as pessoas nos pontos no meio da viajem.

Rosa Regis
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Lembrando A MULHER QUE FOI ESQUECIDA NO POSTO DE GASOLINA? É verdade.




Clécia Santos
Clécia Santos Gostei muito dos seus poemas no recanto das letras! Mas a pergunta é: Você Rosa Regis tem mais facilidade de escrever um poema ou um cordel?

Rosa Regis
Não sei se a palavra seria "facilidade"... Quando vem a inspiração o poema sai, seja livre ou fixo, como é o caso do cordel. Porém, às vezes eu me vejo analisando o que eu já escrevi e vejo que as poesias livres têm mais de mim.

Clécia Santos
Olha aí!! E eu pensando que seriam os cordeis! Obrigada e parabéns! São grandiosas as suas inspirações!

Rosa Regis
Pois é. É que os poemas livres ou, ainda, sonetos, décimas, sextilhas, setilhas (isolados), como também trovas, mostram mais o que sentimos. Os cordéis não contações de histórias, verdadeiras ou criações.

Adélia Costa
Depois de escrever tantos cordéis, confesse: Você muitas vezes pensa, muitas vezes, já em forma de versos? Com rima e tudo? Ou isso nunca acontece?

Rosa Regis
Sim. Acontece. E não é raro, acontece sempre. Acontece, também, de quando ouvir alguém falar alguma coisa, eu já pegar como uma "deixa" como um verso pronto, um "mote".

Adélia Costa
Desconfiei desde o princípio

Adélia Costa
Que poetas e escritores de prisa te influenciaram?


Rosa Regis
De início, quando ainda pequenina, meu pai trazia da feira os livretos de cordel, e minha mão, que aprendeu a ler sozinha(autodidata), lia para nós. Meu pai, analfabeto, decorava as histórias e contava para seus filhos. Mas isso tudo ficou na infância! Na idade adulta, já quase na 3ª idade, quando já aposentada, comecei a escrever algumas poesias e, ao entrar no curso de Filosofia, passei a escrever em rima, não cordel ainda, mas, os meus professores assim denominava o meu trabalho. E aí tive a influência do "Boca do Inferno" Gregório de Matos Guerra e Graciliano Ramos.



Arlete Santos
Olá, Rosa boa noite, com qual idade você começou a escrever e se já começou com cordel?

Rosa Regis
Não tenho uma data ou idade certa, Arlete. Mas, como já disse a Adélia, eu comecei a escrever depois que aposentei-me (da COSERN), aos 48 anos. Mas só depois que entrei no curso de Filosofia (UFRN), é que comecei a escrever em rima. Não diria cordel, porque cordel tem métrica e rima, meus trabalhos nesse tempo mal rimavam e não tinham quase nenhuma métrica. Porém os Professores, que não entendiam também muito bem do assunto, consideravam como tal. O cordel mesmo veio depois que criei uma página no Recanto das Letras e, ao expor meus trabalhos como cordel, Marco Haurélio, que era na época o editor da Luzeiro, aconselhou-me a procurar Izaias Gomes para me ajudar. Eu o busquei, e ele me orientou direitinho. O que agradeço, de coração, aos dois.

Gonçalves Júnior
Boa noite, Rosa. Há algo em especial que te motiva a escrever? Você tem preferência por alguma temática?

Rosa Regis
Eu acho que todo escritor tem algo que o motiva. Comigo não seria diferente! Porém, no que diz respeito à poesia em si, tais como: poesia livre, trovas, sonetos... há mais de mim. Há mais sentimento envolvido. Podem ser provocados tanto por alegria como por tristezas, decepções, saudades... Com relação ao cordel, não necessariamente terão sentimentos. podem ser escritos só contando uma história com começo, meio e fim, sem nenhum sentimento pessoal. Como uma biografia, por exemplo.
Gonçalves Júnior
Obrigado pela resposta.

Aliete Freire
Boa noite, Rosa. Qual a sua próxima publicação, já tem data?

Rosa Regis
Estou tentando concluir um livro de contos. LEMBRANÇAS Contadas e Cantadas, produzido em pequenos contos em duas formas, no modo tradicional e em versos (décimas, sextilhas e setilhas). Ainda não tem data por falta de recursos. Rsrs

Josivan Alves
Amei o livro Miúda pensa grande.

Rosa Regis
É um trabalho em dupla. Rosângela Trajano cria o conto, e eu o transformo em cordel.


Erilva Leite
Minha cara Rosa Regis, o que você espera da poesia nos dias atuais? Um caloroso abraço e a minha estima!

Rosa Regis
Eu sempre espero coisas boas da poesia! Se as pessoas se envolvessem mais com a poesia, nós teríamos um mundo muito melhor! Cabe a cada um de nós, poetas e amantes da poesia que somos, tentar passar aos nossos jovens, futuro do nosso querido planeta, o que temos de melhor.

Gonçalves Júnior
Como você vê o mercado literário na atualidade? Que ações seriam possíveis para que mais livros fossem publicados e chegassem às mãos dos leitores, a fim de incentivar o hábito da leitura?
Rosa Regis
Desculpe a demora! Tive que sair um pouco. No que diz respeito ao mercado literário na atualidade, até que não está tão ruim assim, o que falta é incentivo do Poder Público para que aqueles escritores que têm seus trabalhos engavetados por falta de recursos, possa trazê-los à tona mostrando-os ao mundo literário.

Ozany Gomes
Rosa Regis, tenho mais de 20 cordeis de sua autoria e boa parte produzido em 2007...ano que te conheci. Qual foi o ano que você mais produziu cordel?

Rosa Regis
Com esta pergunta você me pegou! Não tenho certeza. E alguns sequer têm a data! Só sei que eu tenho mais ou menos uns 70 ou 80 cordéis, entre os criados e encomendados com tema dado, tal como este aí abaixo UMA HISTÓRIA DE AMOR, que é uma história real que alguém me contou por telefone e me pediu para reproduzir em cordel.

Ozany Gomes
O da Facex também, lembra? Eu te pedi para fazer.

Rosa Regis
Acho que você incluiu na relação aqui...

Apresentação Oliveira Roque
Quais cordelistas daqui de Natal que mais você admira? Existem bons cordelistas em Natal?

Rosa Regis
Você mesma é próxima de um deles! Mas, nós temos sim bons cordelistas em todo o Rio Grande do Norte. Em Natal mesmo não temos muitos, mas temos. Temos MC Garcia, Marcos Medeiros, Paulo Varela, Abaeté, Tonha Mota, etc. Mas não gostaria de citar preferências, não fica bem.


Apresentação Oliveira Roque Obrigada.
Parabéns por ser esta escritora brilhante que admiro e quero muito bem. Deus abençoe sua arte literária cada vez mais.

Roberto Noir
Você acha que há visibilidade feminina na poesia potiguar ou se esse cenário é dominado por homens?

Rosa Regis
Nós temos boas escritoras potiguares. Se você fizer uma pesquisa acurada, verá que sim. A Academia Feminina de Letras agrupa uma quantidade seleta de poetisas potiguares que merecem nossa admiração. E há ainda uma boa quantidade delas que estão, por falta de recursos para mostrar seus trabalhos, ainda no desconhecimento dentro do âmbito literário.

Adélia Costa
Rosa Regis: projetos atuais e futuros? Alguma obra na gaveta?

Vários na gaveta! Só falta grana. Um já está no ponto: LEMBRANÇAS Contadas e Cantadas - livro de contos / versos - os são, também, contados em cordel. Vai sair...

Adélia Costa

Vai simmmmmm. Manda grana Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário